Entenda o motivo de a Crise dos chips estar tão evidente na mídia

A crise dos chips mexe de pequenas produções tecnológicas às grandes montadoras automobilística

Conheça a importância do Chip
Crise dos chip: O que a falta desse componente pode te afetar

Crise dos chips. Você já ouviu falar? Crise dos chips afeta diversos setores do mercado. Atualmente tantos aumentos de preços de produtos tecnológico deram essa justificativa para o aumento dos preços. Falta de chip no mercado.

Os chips são responsáveis pelo funcionamento de muitos itens eletrônicos. Dos mais simples aos mais tecnológicos demandam desse componente minúsculo. Do celular ao carro, estamos todos dependentes da tecnologia.

Você conhece a importância de um chip?

Conheça a importância do Chip.
Você sabe a importância da crise dos chips no seu dia a dia?

A crise global na fabricação de chips tem impactado negativamente o mercado de tecnologia. A falta desse componente tecnológico gerou a crise dos chips. Tal crise, tem arrastado entrega de produtos para 2024.

A escassez desse semicondutor tem deixado empresas automobilísticas, produtos tecnológicos e até mesmo de eletrodoméstico com um grave problema: longo prazo de entrega.

O aumento do consumo de tecnologia, o crescimento de tecnologia aplicada nos elementos diários e o aumento de tecnologia embarcada nos carros não permitiu que a indústria de chips acompanhasse tamanho crescimento.

Desde a pandemia, essa situação piorou. A redução de produção gerou um passivo muito grande de chips não produzidos. Seja por falta de mão de obra, seja por falta de transporte

Montadoras de carros, por exemplo, tem feito paradas sistemáticas na distribuição de carros por falta de componentes. Empresas como Apple e Samsung também sofreu apagão nos componentes.

Outro produto que sofre com o atraso da entrega de chips são os vídeos games: PlayStation 5 e Xbox Series X, logo, os apaixonados pelos games estão desembolsando um valor maior na compra dos jogos.

Como os chips são produzidos

É importante ter em mente que existem tipos diferentes de chips, com funções diversas, como os para processamento de dados e os para armazenagem de informação, por exemplo. Apesar disso, a produção deles é muito semelhante.

Cristal de silício é basicamente o principal componente para a produção do chip. Desde a extração até a finalização da execução das ligações elétricas e a adição do plástico para junção dos produtos, leva em média, 2 semanas para conclusão.

Essa plaquinha de silício de no máximo meio centímetro são muito importantes para acontecer os circuitos da tecnologia.

O que a crise de chips afeta no mercado brasileiro?

Conheça a importância do chip
Os chips estão presentes em todos os elementos tecnológicos do nosso dia a dia

A escassez internacional de chips se tornou o maior gargalo do setor e, com os lockdowns na China, incluindo o fechamento do porto de Xangai por dois meses, a dificuldade de adquirir semicondutores chegou a ocorrer, em três a cada quatro empresas (75%).

Sem chip, um equipamento eletrônico não funciona. Ele é o responsável por conectar os vários componentes de um aparelho. Por exemplo, ele conecta a placa mãe ao processador, do seu computador.

Dessa forma, é possível entender o desespero das grandes empresas, ao enfrentar a falta do produto.

Outra funcionalidade do chip é para os celulares, assim sendo o chip é um circuito impresso do tipo cartão inteligente utilizado para identificar, controlar e armazenar dados de telefones celulares.

Percebe-se assim que por mais que haja uma grande quantidade de tecnologia embarcada em determinado aparelho, o chip dá vida ao eletrônico. Não apenas carros e celulares precisam de chip. Um pen drive, um visor digital, a geladeira, fogão ou máquina de lavar, também estão na era do chip.

Por isso, o mercado se desespera na mínima possibilidade de falta dos componentes eletrônicos.

Finalmente, é possível perceber o motivo de todo um país se concentrar em estimular a ampla produção e distribuição pra o pais, visando assim, não desabastecer o mercado interno e a exportação.


Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO NEON
Cartão de Crédito sem anuidade
e conta digital GRÁTIS!
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.

Dicas para economizar no lanche das crianças: nutrição e bom preço

5 motivos para comprar uma assistente virtual: e ficar dependente dela