Garanta a sua vaga no futuro: Chegou a hora de passar em concurso público

Pensando em se preparar para o concurso Público? Logo, fique de olho em nossas dicas

Passar em concurso público é o objetivo de muitas pessoas. Além de foco e dedicação é necessária uma dose de planejamento e organização. Assim traçar um plano é o primeiro passo para o seu sucesso.

Dessa forma, todo concurseiro, não importa se iniciante ou veterano, vive em busca de dicas para passar em concurso público. Esse comportamento é tão comum, pois, realmente, a preparação para concurso não é fácil. Exige paciência, dedicação e muita vontade.

6 estratégias para otimizar tempo e resultados para passar em concurso público

Se organize para passar no concurso público, muito em breve.

1.     Escolha uma área e concentre-se nela

Não adianta atirar para tudo quanto é lado. Você precisa focar, afinal cada área vai exigir um conhecimento específico e isso pode te fazer perder o foco.

Resumindo, escolha um tipo de concurso e se prepare para as provas que estejam sob seu “guarda-chuva”. 

Essa dica para passar em concurso público te ajudará a ter foco para estudar, além de diminuir o volume de disciplinas a serem analisadas. Com isso você terá mais tempo para se dedicar aos conteúdos da sua área.

2.   Crie um plano de estudos para passar em concurso público

Escolhida a área de estudo (policial, bancária, tribunais, etc) é hora de organizar as disciplinas que serão estudadas. A melhor forma de fazer isso é por meio da criação de um plano de estudo.

Divida sua semana a partir das disciplinas. Depois, aprenda técnicas de concentração para que os seus estudos estejam otimizados.

3.   Faça muitos de exercícios

A prática leva à perfeição. Essa frase deveria ser o lema de todo concurseiro. Novamente, a jornada é longa e você precisa entender que a cada dia de estudo você está mais perto da aprovação. 

Fazer exercícios está entre as principais dicas para passar em concurso público, afinal, é uma ótima forma de reforçar o que você estudou e de identificar o que precisa de mais atenção da sua parte. 

4.   Crie mapas mentais

Aprenda a fazer mapas mentais para concursos fará você economizar muito tempo de estudo, afinal, com um volume extenso de disciplinas, é provável que você não tenha tempo de rever tudo, na íntegra.

Essa técnica pode ser mais eficaz que ter que revisar tudo a partir do seus resumos. Assim você pode retomar as ideias centrais e criar pontos importantes de lembrança.

5.   Procurar especialistas aptos a te ajudar a passar em concurso

Estudar sozinho é super possível, mas, a princípio, você pode elencar algum professor para disciplinas específicas como redação. Ou quem sabe de direito. Você também encontra cursos on line ou vendas de plano de estudos completo, com um valor mais baixo que de cursinhos.

6.   Encontre mais brechas para estudar

Se você trabalha ou se não trabalha, aproveite momentos que seriam de desperdício de tempo para te ajudar a aproveitar cada minuto do seu dia.

Por fim, fique ligado nessas dicas:

  • acorde 2 horas antes do comum e estude antes de ir para o trabalho, de manhã sua mente está mais descansada e preparada para absorver informações;
  • leve os mapas mentais na bolsa ou no smartphone e revise algum conteúdo no tempo que sobrar na hora do almoço (não esqueça de almoçar!);
  • faça download de audioaulas e escute no carro ou no fone de ouvido rumo ao trabalho ou faculdade;
  • dedique algumas horas do seu final de semana para estudar;
  • durma cedo.

Agora, mãos à obra e comece seu novo ano de objetivos.

 


Última atualização: 22 de janeiro de 2024

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.