Selecionando um cartão exclusivo para você!

Cashback no cartão de crédito: como receber parte do dinheiro

cashback no cartão de crédito
Imagem: Canva

Você já ouviu falar em cashback? Essa é uma modalidade de compra que permite que você receba de volta uma parte do valor gasto em determinadas lojas ou serviços. É como se fosse um desconto, mas que vem depois da compra, direto na sua conta bancária ou na fatura do seu cartão de crédito.

Mas como funciona o cashback no cartão de crédito? Quais são as vantagens e as desvantagens desse sistema? Quais são as melhores opções de cartão de crédito com cashback disponíveis no mercado? Neste artigo, vamos responder a essas e outras perguntas sobre esse tema. Acompanhe!

O que é cashback e como ele funciona?

Cashback significa “dinheiro de volta” em inglês. É um sistema que devolve ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em compras online ou físicas, em lojas ou serviços parceiros. O cashback pode ser recebido em dinheiro, crédito na fatura do cartão, pontos ou milhas.

Para participar do cashback, é preciso se cadastrar em uma plataforma que ofereça esse benefício, como aplicativos, sites ou programas de fidelidade. Depois, é só escolher os estabelecimentos que fazem parte da rede e realizar as compras normalmente, usando o seu cartão de crédito.

A porcentagem de cashback varia de acordo com a plataforma, o estabelecimento e o produto ou serviço adquirido. Geralmente, o valor fica entre 1% e 10% do total da compra, mas pode chegar a até 50% em alguns casos.

O prazo para receber o cashback também depende da plataforma. Algumas liberam o valor assim que a compra é confirmada, outras só depois que a fatura do cartão é paga. Em alguns casos, é preciso acumular um valor mínimo para resgatar, sendo esse mais um dos benefícios do cashback.

Quais são os benefícios do cashback e suas desvantagens

O cashback no cartão de crédito tem algumas vantagens, como:

  • Economizar dinheiro nas compras, já que você recebe uma parte dele de volta;
  • Ter mais opções de lojas e serviços para escolher, pois há diversas plataformas e parceiros que oferecem cashback;
  • Aproveitar promoções e ofertas exclusivas para quem usa cashback;
  • Não precisa juntar cupons ou códigos para ter o benefício, basta usar o cartão de crédito cadastrado na plataforma.

Por outro lado, o cashback no cartão de crédito também tem algumas desvantagens, como:

  • Ter que pagar anuidade ou taxas para usar algumas plataformas ou cartões de crédito com cashback;
  • Ter que ficar atento ao prazo e ao valor mínimo para resgatar o cashback;
  • Ter que controlar os gastos no cartão de crédito para não se endividar;
  • Ter que verificar se o estabelecimento é confiável e se o produto ou serviço vale a pena.

Quais são as melhores opções de cartão de crédito com cashback?

Existem várias opções de cartão de crédito com cashback no mercado. Algumas delas são:

  • Méliuz: é um cartão sem anuidade que devolve 0,8% do valor das compras em qualquer loja e até 1,8% nas lojas parceiras do site Méliuz. O cashback é depositado na conta bancária do cliente.
  • Inter: é um cartão sem anuidade que devolve até 1% do valor das compras em forma de pontos, que podem ser trocados por dinheiro, produtos ou serviços no aplicativo do banco Inter.
  • Original: é um cartão com anuidade que devolve até 1,5% do valor das compras em dinheiro na conta do cliente. O percentual varia conforme a categoria do cartão e o gasto mensal.
  • Trigg: é um cartão com anuidade que devolve até 1,3% do valor das compras em forma de crédito na fatura. O percentual varia conforme o gasto mensal e a pontualidade no pagamento.

Os benefícios do cashback no cartão de crédito se mostra como uma excelente alternativa para quem busca otimizar suas finanças pessoais e aproveitar vantagens exclusivas no universo das compras. 

Aqueles que souberem utilizar essa modalidade de maneira consciente e inteligente certamente colherão frutos em forma de economia e benefícios adicionais. Assim, o cashback consolida-se como uma poderosa ferramenta financeira, oferecendo a oportunidade de colocar uma porção do dinheiro gasto de volta no bolso do consumidor.


Última atualização: 31 de julho de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.