Saque Pasep foi liberado nas agências

Nesta quinta-feira (22), foram liberados os saques dos beneficiários do Pasep, que tenham recurso no Fundo PIS-Pasep, pelo Banco do Brasil. No entanto, essas cotas são para quem trabalhou como servidor público ou militar entre 71 e 88. Portanto, para quem foi do setor privado com carteira assinado, tem cotas do PIS, porém é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal.

Para os cotistas do BB ou em outros bancos o saque foi liberado no início desta semana. O valor é pago somente uma vez. Para quem tem direito, assim que é retirado o saldo é zerado. Além disso, atualmente o Fundo PIS-Pasep tem R$ 22,8 bilhões de depósitos. Todavia, antes o pagamento só era permitido para quem tivesse mais de 60 anos. O governo, porém,  liberou o pagamento do fundo para todas as idades. Muitos dos cotistas não retiraram o dinheiro por conta de falecimento, e muitos dos herdeiros não têm conhecimento do benefício. Por muitos beneficiários serem idosos, contribui para esse cenário, pois muitos não estão atentados a esse direito.

Pasep

Os cotistas que tem conta ou poupança no BB já receberam o depósito desde segunda (19/08). Caso for de outro banco pode transferir para o seu, via TED, sem cobrança. Pode ser feita pela internet ou caixas eletrônicos. Não há prazo para os saques. 

Consulte através do site do Banco do Brasil (http://www.bb.com.br/pasep). Informe seu CPF ou número de inscrição do Pasep, além da sua data de nascimento. O site informará se é participante ou não. Porém, não é informado valor disponível para saque. Quem tiver a conta-corrente do Banco do Brasil pode consultar seu saldo através da internet e nos terminais de autoatendimento. Na conta-corrente acesse as opções: Extratos > Extratos diversos > Agenda financeira. Lá irá aparecer o saldo depositado.

PIS

Os saques do PIS são feitos através de contas na Caixa Econômica Federal, com o cartão do Cidadão e senha nas Lotéricas, Caixa Aqui e terminais de Autoatendimento. Caso o cotista tenha falecido, dependentes podem acessar o recurso apresentando a certidão de dependente do INSS. Desde agosto os cotistas com conta na Caixa ou mais de 60 anos já estão com o saque liberado. Para quem não tem mais de 60 anos, somente a partir de 2 de setembro. Não há prazo final para os saques.


Última atualização: 5 de dezembro de 2019

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.