Como planejar sua aposentadoria com a reforma da previdência

reforma da previdência
Imagem: Canva

A reforma da previdência, aprovada em 2019, trouxe mudanças significativas nas regras para se aposentar no Brasil. 

Entre elas, estão o aumento da idade mínima, o fim da aposentadoria por tempo de contribuição e a alteração no cálculo do benefício. Por isso, diante desse cenário, como planejar sua aposentadoria com a reforma da previdência?

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você se preparar para esse momento tão importante da sua vida. Confira!

1. Conheça as novas regras da previdência

O primeiro passo para planejar sua aposentadoria com a reforma da previdência é conhecer as novas regras que se aplicam ao seu caso. Além disso, existem diferentes modalidades de aposentadoria, como por idade, por invalidez, especial, rural e por pontos. 

Cada uma delas tem requisitos específicos de idade, tempo de contribuição e valor do benefício.

Para saber qual é a melhor opção para você, é recomendável consultar um especialista em previdência ou acessar o site do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), onde você pode fazer uma simulação da sua aposentadoria.

2. Faça um planejamento financeiro com a reforma da previdência

Outra dica essencial para planejar sua aposentadoria com a reforma da previdência é fazer um planejamento financeiro. Isso significa organizar suas receitas e despesas, definir seus objetivos e metas, e poupar dinheiro para o futuro.

Uma boa forma de poupar é investir em uma previdência privada, que é um tipo de aplicação financeira que permite acumular recursos para complementar sua renda na aposentadoria. Existem diversos planos de previdência privada no mercado, com diferentes taxas, rentabilidades e benefícios fiscais. Por isso, é importante pesquisar e comparar as opções antes de escolher a mais adequada para o seu perfil.

3. Cuide da sua saúde

Por fim, uma dica que não pode faltar para planejar sua aposentadoria com a reforma da previdência é cuidar da sua saúde. Afinal, de nada adianta ter dinheiro se você não tiver qualidade de vida para aproveitar essa fase.

Para isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como alimentar-se bem, praticar exercícios físicos, evitar o estresse e fazer exames periódicos. Além disso, é preciso estar atento aos seus direitos e deveres como segurado do INSS, como pagar as contribuições em dia, solicitar os benefícios a que tem direito e manter seus dados atualizados.

Planejar sua aposentadoria com a reforma da previdência é um desafio que exige informação, organização e disciplina. Seguindo as dicas que apresentamos neste artigo, você poderá se preparar melhor para esse momento e garantir uma renda suficiente e segura para o seu futuro.


Última atualização: 26 de julho de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.