Buscando sua recomendação, aguarde...

Programas de incentivo à inovação e pesquisa científica

programas de incentivo
Imagem: Canva

A inovação e a pesquisa científica são fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de um país. 

No Brasil, existem diversos programas de incentivo que visam estimular a produção de conhecimento, a transferência de tecnologia e a solução de problemas relevantes para a saúde pública. 

Por isso, neste artigo, vamos apresentar alguns desses programas, seus objetivos, características e resultados.

Programas de incentivo: Programa Inova Fiocruz

O Programa Inova Fiocruz é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma instituição pública de referência em ciência e tecnologia em saúde. 

Sendo assim, tem como objetivo incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fiocruz, por meio do fomento à inovação.

O programa contempla três eixos principais: Ideias Inovadoras, que visa estimular:

  • Criatividade e a originalidade científico tecnológica; 
  • Geração de Conhecimento, que busca apoiar projetos de pesquisa que possam contribuir para a compreensão de questões críticas e relevantes para a saúde pública; 
  • Produtos Inovadores, que tem como foco fomentar projetos que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento. Além disso, com possibilidades concretas de geração de produtos para a sociedade.

O programa lança editais periódicos para selecionar os projetos que receberão recursos financeiros e apoio técnico. 

Por isso, alguns exemplos de projetos apoiados pelo programa são: o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19; o desenvolvimento de um teste rápido para detecção do vírus Zika; e o desenvolvimento de um kit diagnóstico para leishmaniose visceral.

Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes)

Papes é um programa da Fiocruz que tem como objetivo financiar projetos de pesquisa em áreas estratégicas, induzindo o desenvolvimento de novas tecnologias em áreas inovadoras. 

O programa incentiva a abordagem interdisciplinar e a interação entre as diversas unidades técnico científicas da Fiocruz, para solucionar importantes problemas de saúde pública.

Além disso, o programa publica editais temáticos, que definem as áreas prioritárias para o financiamento dos projetos. Um dos diferenciais do programa é a maior autonomia na gestão dos recursos pelos pesquisadores. 

Portanto, os projetos aprovados contam com acompanhamento e assessoramento da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz.

Alguns exemplos de projetos financiados pelo Papes são: o desenvolvimento de uma plataforma integrada para o monitoramento da qualidade da água; o desenvolvimento de uma vacina contra a malária; e o desenvolvimento de um sistema inteligente para o diagnóstico precoce do câncer.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

O Pibic é um programa que visa desenvolver o pensamento crítico e a iniciação científica de estudantes de graduação do ensino superior, por meio da concessão de bolsas para a realização de projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados da Fiocruz.

O programa tem como objetivo formar recursos humanos em pesquisa, estimular novos talentos e ampliar as competências científicas em áreas estratégicas da Fiocruz. O programa também busca promover a integração entre a pesquisa básica e aplicada, bem como entre as diferentes áreas do conhecimento.

Os bolsistas participam de atividades acadêmicas, como cursos, seminários e congressos, além de apresentarem os resultados dos seus projetos em eventos científicos. Alguns exemplos de projetos realizados pelos bolsistas são: 

  • Estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na resistência aos antibióticos; 
  • Estudo dos fatores associados à transmissão do vírus da febre amarela; 
  • Estudo dos impactos das mudanças climáticas na saúde humana.

Os programas de incentivo à inovação e pesquisa científica são essenciais para o avanço do conhecimento, a geração de soluções e a melhoria da qualidade de vida da população. 

No Brasil, a Fiocruz é uma das instituições que mais investe e apoia esses programas, contribuindo para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde no país.


Última atualização: 17 de outubro de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.