Carregando sua recomendação...

Milhas no cartão de crédito: como acumular e trocar pontos por passagens

milhas no cartão de crédito
Imagem: Canva

Você sabia que é possível viajar de graça usando o seu cartão de crédito? Isso mesmo, com as milhas aéreas, você pode trocar os pontos acumulados nas suas compras por passagens para diversos destinos. 

Mas como funciona esse sistema e como aproveitá-lo ao máximo? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre milhas no cartão de crédito. Confira!

O que são milhas aéreas e como elas funcionam?

Milhas aéreas são pontos que você ganha ao usar o seu cartão de crédito em compras no dia a dia. Cada cartão tem uma regra diferente para a conversão dos gastos em milhas, mas geralmente, quanto mais você usa o cartão, mais milhas você acumula. 

Esses pontos podem ser trocados por passagens aéreas em companhias parceiras do seu cartão, ou seja, você pode viajar sem pagar nada pelo bilhete.

Como acumular milhas no cartão de crédito?

Para acumular milhas no cartão de crédito, você precisa seguir alguns passos:

  • Escolha um cartão que ofereça um bom programa de milhas. Existem vários tipos de cartões no mercado, com diferentes taxas, benefícios e parcerias. Pesquise bem e compare as opções antes de decidir qual é a melhor para o seu perfil.
  • Cadastre-se no programa de fidelidade do seu cartão. Depois de escolher o cartão, você precisa se cadastrar no programa de fidelidade dele, que é onde você vai gerenciar as suas milhas. Geralmente, o cadastro é feito pelo site ou pelo aplicativo do cartão.
  • Use o seu cartão com frequência e inteligência. Quanto mais você usar o seu cartão, mais milhas você vai ganhar. Mas isso não significa que você deve gastar sem controle. Procure usar o cartão em compras que você já faz normalmente, como supermercado, combustível, contas etc. Além disso, fique atento às promoções e aos bônus que o seu cartão pode oferecer em determinadas situações, como aniversário, indicação de amigos ou compras em lojas parceiras.
  • Transfira as suas milhas para o programa de fidelidade da companhia aérea. Depois de acumular uma quantidade suficiente de milhas no seu cartão, você precisa transferi-las para o programa de fidelidade da companhia aérea que você deseja viajar. Cada programa tem uma regra diferente para a transferência, mas geralmente é preciso ter um mínimo de milhas e pagar uma taxa. Fique atento ao prazo e às condições da transferência para não perder as suas milhas.

Como trocar as milhas por passagens aéreas?

Para trocar as suas milhas por passagens aéreas, você precisa seguir alguns passos:

  • Escolha o destino e a data da sua viagem. Antes de buscar as passagens, você precisa definir para onde e quando você quer viajar. Isso vai facilitar a sua pesquisa e a sua decisão.
  • Acesse o site ou o aplicativo da companhia aérea e faça a busca pelas passagens. Na hora de fazer a busca, selecione a opção de usar as milhas ou os pontos do programa de fidelidade. Você vai ver as opções de voos disponíveis e quantas milhas são necessárias para cada um.
  • Escolha o voo que mais te agrada e finalize a reserva. Depois de comparar as opções, escolha o voo que melhor atende às suas necessidades e preferências. Confira os dados da reserva e finalize a emissão do bilhete usando as suas milhas. Você pode ter que pagar algumas taxas extras, como impostos ou taxas de embarque.
  • Pronto! Agora é só fazer as malas e aproveitar a sua viagem!

Dicas para aproveitar melhor as suas milhas

Para aproveitar melhor as suas milhas no cartão de crédito, confira algumas dicas:

  • Planeje-se com antecedência. Quanto mais cedo você reservar as suas passagens, mais chances você tem de encontrar voos com disponibilidade e com menos milhas necessárias. Além disso, você evita perder as suas milhas por expiração ou por mudanças nas regras dos programas de fidelidade.
  • Seja flexível. Se você tiver flexibilidade de datas e de destinos, você pode encontrar passagens mais baratas em milhas e economizar os seus pontos. Pesquise por diferentes períodos e por diferentes cidades e veja qual é a melhor opção para o seu bolso e para o seu lazer.
  • Fique de olho nas promoções. Os programas de fidelidade costumam fazer promoções que podem te ajudar a acumular ou a gastar menos milhas. Por exemplo, você pode ganhar bônus ao transferir as suas milhas do cartão para a companhia aérea, ou pode encontrar passagens com desconto em milhas em determinados trechos ou períodos. Fique atento aos sites, aos aplicativos e aos e-mails dos programas de fidelidade e aproveite as oportunidades.
  • Não deixe as suas milhas expirarem. As milhas têm um prazo de validade, que varia de acordo com o programa de fidelidade. Se você não usar as suas milhas dentro desse prazo, você perde os seus pontos. Por isso, fique atento à data de expiração das suas milhas e procure usá-las antes que elas vençam. Além disso, se você não tiver uma viagem planejada, você pode trocar as suas milhas por outros produtos ou serviços, como hospedagem, aluguel de carro, ingressos para shows ou cinema, revistas, livros etc.

Pontos importantes sobre milhas no cartão de crédito

As milhas no cartão de crédito são uma ótima forma de viajar de graça ou com um custo muito baixo. Para isso, você precisa escolher um bom cartão, se cadastrar no programa de fidelidade, usar o cartão com frequência e inteligência, transferir milhas para a companhia aérea e trocar as milhas por passagens. 

Além disso, você precisa se planejar com antecedência, ser flexível, ficar de olho nas promoções e não deixar as milhas expirarem. Portanto, seguindo essas dicas, você pode aproveitar melhor as suas milhas e realizar o seu sonho de viajar pelo mundo!


Última atualização: 27 de julho de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.