Anúncios
FGTS para compra de um segundo imóvel
Projeto de lei apresentado pode permitir que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) permita a aquisição de mais um imóvel. Até hoje, só é possível a aquisição de um imóvel por titular da conta.
O FGTS é utilizado por brasileiros, para a realização do sonho da casa própria. Além disso, uso também é permitido para a construir, quitar ou amortizar um único imóvel.
Anúncios
Mas, nova autorização pode garantir que o FGTS seja usado para a compra de um segundo imóvel. Mercado imobiliário vê com “bons olhos” a possibilidade de investimento na área.
Vale a pena usar o FGTS para Investir em Imóveis
O mercado de imóveis pode ficar movimentado, caso haja a aprovação do projeto de lei. Há muito se ouve falar que investir em imóveis é mais rentável que a valorização do dinheiro do FGTS.
Anúncios
Atualmente o saque do FGTS só pode acontecer em alguma das condições abaixo:
- Demissão sem justa causa
- Saque Emergencial determinado pelo governo
- Saque Aniversário, também determinado pelo governo
- Aquisição do primeiro imóvel de moradia
- Tratamento de determinadas doenças
Com essa proposta de mudança da lei será permitido, ao trabalhador, resgatar o FGTS para o financiamento ou compra de mais um imóvel. Logo, essa possibilidade retira as proibições que acontecem hoje.
Em um primeiro momento, leve em conta que o FGTS, para o brasileiro, serve como um dos principais fundos de reserva financeiro. Ou seja, caso haja uma demissão sem justa causa ou uma doença, prevista em lei o trabalhado possui uma reserva financeira.
Por outro lado, para quem já adquiriu um primeiro imóvel, a possibilidade de investimento pode ser vantajosa visto que, pode ser uma futura possibilidade de renda de forma passiva.
Ao analisar que a compra e venda de imóveis de baixo e médio custo, aluguel de imóveis são atividades que movimentam o mercado imobiliário diariamente, assim sendo, pode ser uma garantia de investimento.
Você deve ficar atento antes de tomar qualquer decisão
Ficou interessado em saber mais sobre o segundo imóvel? Então, primeiro faça um check list para saber se a opção de investir em um segundo imóvel é interessante para sua família:
- Você já possui uma casa quitada? Saiba que o FGTS pode te livrar dos juros altos cobrados pelo seu banco;
- Já está com as no final das prestações do seu financiamento, ou seja, prestações bem baixas? Pode ser um bom momento em pensar no investimento;
- Possui uma casa e não pensava em adquirir outra? Um dos investimentos mais seguros é o de imóveis. Quem sabe chegou o momento de pensar em uma renda extra;
- Você não está satisfeito com o rendimento do FGTS e quer movimentar seu dinheiro? Perante isso, essa é uma opção possível de investimento seguro.
- Pensa em investir e tem saldo? Portanto, avalie as condições do banco como, juros, tempo de prestação e local do imóvel
Ficou mais fácil avaliar a possibilidade de um investimento com o FGTS? Em caso de aprovação do projeto de lei, converse com seus familiares e avalie os prós e contras desse possível investimento. Uma vez que o FGTS é considerado uma importante poupança para muitos trabalhadores.