Federal, Municipal e Estadual: Conheça qual a responsabilidade de cada governo

Cada esfera governamental tem uma função específica. É importante entender cada responsabilidade de governo.

Federal, Estadual e Municipal entenda a importância de cada governo.

Federal, Municipal e Estadual são instâncias que governam nosso país. Em todas essas, os governantes são eleitos por voto. Dessa forma, a democracia é garantida e, assim, cada pessoa pode se envolver na política do Brasil.

Política é um assunto que está em alta. As eleições, em esfera federal, têm movimentado as principais conversas das redes sociais. A Eleição 2022 do último dia 2 de outubro foi para presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais.

Entenda a diferença entre os governos: Federal, Estadual e Municipal

Título de eleitor
Conheça seu candidato: Federal, Estadual e Municipal.

Nosso país é regido por três instâncias de governo: Federal, Estadual e Municipal, porém a governabilidade acaba sendo entrelaçada. Por isso, é importante entender a função e atuação de cada um.

Governo Federal

A esfera Governamental Federal é composta por: Presidente da república, Deputados federais e Senadores. Eles são responsáveis por decidir ações que serão aplicadas em todo o território nacional.

Política Nacional de Educação, Segurança Pública, Saúde Pública (SUS), Construção e Administração de Rodovias interestaduais, ferrovias, aeroportos internacionais, hidrelétricas.

Por fim questões relacionadas às relações e comércio internacional, agências reguladoras, assuntos econômicos como política fiscal, política cambial e política monetária estão sob a responsabilidade do governo federal.

Governo Estadual

O Governo Estadual cabe aos Governadores e Deputados Estaduais. Para tal organização, estão sob a responsabilidade do Estado o policiamento militar e civil, ou seja, a garantia de segurança pública e defesa civil.

Por outro lado, cabe ao estado garantir a educação de ensino médio e regular o ensino fundamental e creche. São responsáveis também pelo transporte dentro do próprio estado tal como as rodovias que fazem essa ligação.

Obras de abastecimento de água e projetos de moradia populares também ficam a cargo dos estados. Da mesma forma, a gestão dos repasses da União para saúde e de apoio aos municípios.

Governo Municipal

Por fim, e não menos importante, o Governo Municipal. É a instância de governo mais próxima ao cidadão composta por Prefeitos e vereadores. Todo o controle do trânsito, do transporte público, de saneamento básico, iluminação, recolhimento de lixo e de outros serviços urbanos

A administração de empresas públicas que atuem nas áreas de atendimento ao município, também cabe ao governo municipal. A esse governo, cabe garantir creches e escolas de educação infantil, assim como a primeira parte do ensino fundamental.

Dessa forma, cabe também, ao município a garantia de atendimento de saúde básica. Por exemplo os “postinhos dos bairros”.

A importância do voto Federal, Estadual e Municipal: Dicas para votar melhor

E-titulo
O voto é uma importante ferramenta de democracia.

Ao conhecer cada instância de governo, você pode perceber a importância do voto consciente em cada Eleição. O voto consciente começa ao se perceber como um importante elemento da engrenagem social.

Seu voto deve ser pautado em soluções públicas, ao qual, você como cidadão está inserido. A saúde, educação e segurança, por exemplo, de sua cidade, pode ser reorganizada a partir de seu voto. Algumas dicas para o dia da eleição:

  • Conheça o plano de governo de cada candidato;
  • Acompanhe a vida pública de seus governantes;
  • Fuja de informações falsas, compartilhadas por WhatsApp;
  • Duvide da fala de pessoas que sempre repetem a mesma ideia;
  • Vá além de questões religiosas e ideológicas;
  • Pesquise os projetos aprovados ou propostos por seu candidato;
  • Se informe sobre tudo;
  • Questione informações que você não conhece a fonte;

Agora, que você está mais consciente sobre a importância de seu voto e qual a interferência que ele pode exercer na sua vida. Não venda seu voto. Não deixe de comparecer na sua Zona Eleitoral, no dia das Eleições.


Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO NEON
Cartão de Crédito sem anuidade
e conta digital GRÁTIS!
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.

Eleições 2022 será decidida em segundo turno

Orçamento Público é o ponto de partida de uma gestão governamental