Educação Financeira: Comece agora e escolha bem seus rendimentos

Comece a educar as crianças para uma gestão financeira eficiente

Educação financeira familiar. Importante Prática para crianças.
Insira toda a família no planejamento familiar. Com planos e metas o processo de economizar é mais eficiente.

Educação financeira é um gerenciamento financeiro pessoal. Ou seja, um conhecimento e vivência para lidar com o dinheiro de forma certa e coerente com as finanças.

Para isso, a educação financeira precisar ser um hábito familiar, visto que no Brasil, não é comum o desenvolvimento desse tipo de formação não é comum. No Estados Unidos, por exemplo, esse tipo de educação é comum no ensino regular.

Criar um planejamento financeiro é cuidar do seu orçamento

Planejamento eficiente. Siga as dicas e tenha sucesso.
Organização é o primeiro processo para aprender a gerenciar suas finanças.

A falta de organização financeira é um problema que se estende desde a infância. Lidar com o dinheiro de forma errada, maus hábitos financeiros e a falta de conhecimento sobre dinheiro, normalmente é o causador dos problemas financeiros.

A educação financeira, a partir da infância, pode ser uma saída importante para a ampliação de investimentos na vida adulta. Assim, ensinar a criança refletir sobre o papel do dinheiro no dia a dia pode resultar em qualidade de vida.

Poupar e investir são ações aprendidas no processo da educação financeira. Logo, usar o dinheiro de forma consciente também é um importante ensinamento a ser inserido na vida das crianças.

5 pilares do gerenciamento financeiro pessoal

Você sabia que é possível aplicar à sua vida, mesmo depois de adulto, técnicas de gestão financeira? Para isso, conheça os 5 pilares do gerenciamento financeiro pessoal que pode nortear e administrar sua perspectiva monetária:

  • Educação Financeira
  • Análise do orçamento pessoal
  • Criação de um planejamento financeiro
  • Ter metas e objetivos
  • Viver de acordo com a sua situação financeira

Assim sendo, é importante entender que, gerenciar a questão financeira é hábito que pode ser adquirido. Para isso, faça constantes análise de seu orçamento pessoal (e familiar). Coloque no papel todos os seus gastos e compare com o seu salário.

Logo, o montante das despesas que ultrapassarem o salário, devem ser identificados. Assim, é possível saber quais as despesas estão “escoando” o salário. Por fim, busque formas de economizar.

Depois dessa análise, crie um planejamento financeiro. Na internet existe muitos aplicativos que podem te ajudar nesse processo. Controle o cartão de crédito, categorize suas despesas e receitas. Inclua aí, a porcentagem de economia.

Trace suas metas e objetivos. Quando se possui um norte, o caminho é mais preciso e certeiro. Além disso, você consegue inserir as pessoas de sua família nesse planejamento. Faça pequenos planos e com o tempo, ouse nesse planejamento.

Pare de consumir por impulso. Pense no futuro. Gaste dentro do seu planejamento e lembre-se, seus planos e metas dependem do dia de hoje.

Importância da educação financeira para a criança

Garanta o futuro do seu filho. Ensine a lidar com finanças.
A Educação Financeira deve começar na infância. Ensine seu filho a poupar.

Desenvolver um maior autocontrole das crianças pode acontecer a partir da educação financeira. Com isso, seu filho vai valorizar o trabalho das pessoas que geraram renda para a família.

Outra vantagem é criar hábitos saudáveis em relação ao dinheiro e o envolvimento da criança no orçamento familiar. Assim, pequenas ações como não desperdiçar água e não deixar a TV ligada são importantes no fortalecimento da educação financeira.

Comece cedo a envolver seu filho na educação financeira familiar. Envolva a criança nos planos e permita que ele crie metas para o planejamento da família. Assim sendo, a chance de a criança ser consciente financeiramente é alta e vai gerar um adulto com sucesso financeiro.


Confira também

CARTÃO NEON
Cartão de Crédito sem anuidade
e conta digital GRÁTIS!
CARTÃO BANCO PAN
É de graça! Faça seu cartão de
crédito e débito do Banco Pan.
CARTÃO MOOBA
Use um cartão que dê dinheiro
de volta, até 25% de CashBack!

Cartão de crédito Brastemp: Conheça, benefícios e vantagens

Interview Warmup é uma ferramenta ideal para treinar o seu inglês, em entrevista de emprego.