O Dólar é uma moeda americana que interfere no Brasil

Entenda a importância do valor do dólar para brasileiros, investidores e economia brasileira.

Conheça a importância do Dolar.
O Dólar é a moeda mais forte em negociações.

O Dólar, moeda americana, é a moeda mais importante do mundo. Dessa forma, é possível começar a entender o motivo de como o cotidiano do Brasil estar ligado ao comportamento do dólar.

Logo, a cotação da moeda americana é um indicador incisivo na economia brasileira. Ele afeta diretamente o cotidiano do País, dos juros de um financiamento ao preço do pãozinho e da gasolina.

Entenda a importância do dólar para o Brasil

Conheça a importância do dólar
O dólar interfere diretamente nas negociações diárias do brasileiro

Estados Unidos é a economia mundial. A moeda americana é a principal do planeta por conta do comércio internacional e dos investimentos que são feitos por meio dela. Além disso, cerca de 60% dos cofres dos Países desenvolvidos são compostos por dólares.

Cerca de 23 países tem o dólar como moeda oficial e diversos outros utilizam a moeda para operações financeiras. Inclusive Órgãos internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) utilizam o dólar para conceder empréstimos e doações.

Com as moedas americanas, inclusive as dívidas internacionais, são contabilizadas. Países menores, por exemplo, associam as moedas nacionais à verdinha. Dessa forma, ficam submetidos à flutuação do dólar.

A cotação do barril de petróleo é precificada pela moeda do Tio Sam. Da mesma maneira, o outro e outras commodities também como grãos para importação. Além disso, bancos estrangeiros utilizam a moeda para a condução da maior parte de seus negócios.

Mas, por que o dólar é tão importante?

O mercado americano e a importância do Dólar
O Dólar americano é acompanhado diariamente. Qualquer movimentação interfere no dia a dia dos países.

Em meio a mais de 180 moedas, por que a moeda americana é tão importante a ponto de se destacar de todas elas? Confira alguns dos principais motivos:

  • Moeda com Liquidez:  Com a maior liquidez do mercado financeiro norte-americano e em particular o Tesouro (mercado de títulos do governo americano), ou seja, é mais facilmente negociada nos mercados. Um dos motivos é justamente a persistente preferência pela moeda norte-americana no comércio internacional;
  • Moeda Segura:  há uma grande oferta de ativos em dólares que são considerados muito seguros, mesmo com uma dívida exorbitante,. Assim, quando outras moedas estão em crise, os investidores preferem confiar no dinheiro americano;
  • Estabilidade do valor: desde a década de 1980 tem conseguido de manter em um nível estável, ou seja, manter níveis de inflação baixos e estáveis;
  • Credor de última instância: Mesmo em meio às crises financeiras, os bancos Americanos conseguem fornecer dólares a bancos, que por sua vez conseguem fazer diversas transferências em diferentes tempos de crise.
  • Força Econômica: A força econômica dos Estados Unidos oferece, também, suporte ao valor do dólar.

Moeda americana impacta a vida de brasileiros no dia a dia, no Brasil

É o dólar responsável pela variação cambial, logo muitas coisas são negociadas em nesse câmbio. Por isso, o valor dos pãezinhos do café da manhã, sofrem com a alteração do valor da moeda estrangeira.

Ou seja, o produtor do trigo está submetido ao valor do americano. Da mesma forma, o combustível, que é negociado pelo valor internacional, é ligado à valorização da moeda americana. O minério de ferro, por exemplo, e a alimentação do gado também é negociado em dólar.

Por fim, é possível entender a importância do dólar na vida cotidiana dos brasileiros. Por isso, torna-se importante, principalmente investidores e produtores, estarem atentos ao valor do dia.

Assim sendo, muitas pessoas precisam acompanhar diariamente o valor do dólar. Logo, a informação do valor de negociação do dólar ser uma importante informação ao final do jornal diário.


Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO NEON
Cartão de Crédito sem anuidade
e conta digital GRÁTIS!
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.

Aumento da gasolina deixou brasileiros com o orçamento mais apertado em 2022

Dicas para planejar uma viagem: Tranquilidade e economia para garantir sua diversão.