Buscando sua recomendação, aguarde...

Diferenciais dos bancos digitais: comparativo aos bancos tradicionais

diferenciais dos bancos digitais
Imagem: Canva

Os bancos digitais são instituições financeiras que oferecem serviços bancários por meio de plataformas digitais, como aplicativos e sites.

Por isso, eles se diferenciam dos bancos tradicionais por não possuírem agências físicas, o que reduz os custos operacionais e permite oferecer tarifas mais baixas ou até mesmo gratuitas aos clientes. 

Além disso, os bancos digitais costumam ter uma maior agilidade e praticidade na abertura de contas, na realização de transações e na solicitação de produtos financeiros, como cartões de crédito, empréstimos e investimentos.

Conheça os diferenciais dos bancos digitais

Alguns dos principais diferenciais dos bancos digitais são:

Isenção ou redução de taxas

Os bancos digitais não cobram tarifas de manutenção de conta, anuidade de cartão, transferências entre contas do mesmo banco ou de outros bancos (TED e DOC), saques em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas ou Saque e Pague, entre outras. 

Essa economia pode representar uma grande vantagem para os clientes que utilizam esses serviços com frequência.

Rendimento da conta corrente

Alguns bancos digitais oferecem uma conta corrente que rende mais do que a poupança, seguindo a taxa Selic ou o CDI. 

Isso significa que o dinheiro depositado na conta não fica parado, mas sim rendendo diariamente. Essa é uma forma de aumentar o patrimônio sem precisar fazer investimentos específicos.

Atendimento online

Os bancos digitais dispensam a necessidade de ir até uma agência para resolver qualquer problema ou dúvida. O atendimento é feito por meio de canais digitais, como chat, e-mail, telefone ou redes sociais. 

Alguns bancos também contam com inteligência artificial para auxiliar os clientes de forma rápida e eficiente.

Segurança

Os bancos digitais utilizam tecnologias avançadas para garantir a segurança das informações e das transações dos clientes. 

Eles usam criptografia, biometria, reconhecimento facial, tokens e senhas para proteger os dados e evitar fraudes. Além disso, os bancos digitais são regulados pelo Banco Central e seguem as mesmas normas dos bancos tradicionais.

Inovação como um dos diferenciais dos bancos digitais

Os bancos digitais estão sempre buscando oferecer novidades e facilidades aos clientes, como pagamentos por aproximação, carteiras digitais, cashback, programas de fidelidade, integração com outros aplicativos e serviços, entre outros. 

Eles também costumam ter uma interface mais moderna e intuitiva nos seus aplicativos e sites.

Os bancos digitais são uma ótima opção para quem busca praticidade, economia e rentabilidade nos serviços financeiros. Eles podem atender às necessidades de diferentes perfis de clientes, desde os mais jovens até os mais experientes. 

No entanto, é importante pesquisar as características, as vantagens e as desvantagens de cada banco digital antes de abrir uma conta, pois eles podem variar em relação aos produtos oferecidos, às taxas cobradas, ao atendimento prestado e à reputação no mercado.


Última atualização: 27 de setembro de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.