Dicas para economizar nas compras do mês

Economizar no mercado é o desafio das famílias
O aumento dos preços de itens de mercado está pesando no bolso dos brasileiros (Foto: Freepik)

Em épocas de preços altos, principalmente no grupo de alimentação, bebidas, higiene e de limpeza, economizar no mercado é a nova prática das famílias brasileiras.

Dicas para economizar no mercado pode garantir uma “esticadinha” no orçamento do mês. Saiba como otimizar seu tempo e dinheiro nas compras do mês.

Quer economizar no mercado?

Pesquisar pode ser sinônimo de economia.
Fazer pesquisas de preços: aliado das famílias

Dados do Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo (IPCA) apontam que o grupo de alimentação contribuiu com 21% no índice geral da inflação. O consumo de alimentos fora de casa ficou mais caro ainda.

Economizar nas compras do mês tem sido a necessidade e desejo das famílias brasileiras. Com o aumento dos itens da cesta básica, alimentos básicos têm sido retirados dos pratos da população.

Para garantir alimentação balanceada, as famílias têm promovido a substituição e em alguns grupos, até mesmo a suspensão do consumo de alguns alimentos. Lanches e almoços fora de casa, dessa forma, não fazem mais parte do dia a dia.

Principalmente daqueles que recebem salário-mínimo, a segurança alimentar está sendo afetada.  Para isso, confira algumas dessas dicas para segurar o valor final das compras do mês:

  • Faça lista de compras a partir dos elementos muito usados em casa;
  • Retire da lista, elementos que ficam parados na despensa;
  • Não vá ao mercado com pressa;
  • Evite levar crianças na hora das compras;
  • Já tenha definido o quanto vai usar no mercado para não furar o orçamento da casa;
  • Organize cardápio da semana;
  • Aproveite as promoções semanais;
  • Não faça compras grandes ou mensais;
  • Pesquise os preços de outros estabelecimentos.

Às vezes uma simples troca de marca pode fazer a diferença. Observe novas marcas disponíveis. Por vezes, dois reais economizado em cada produto, ou até mesmo centavos, ao final pode trazer uma diferença positiva para a compra do pão.

Fique atento à descrição dos produtos

Faça suas compras de mês sem pressa.
Fique atento aos rótulos e prazo de validade dos produtos

Atualmente, nos mercados, como proposta de economia, estão sendo oferecidos produtos que exercem funções similares. Por exemplo, o leite condensado pode ser confundido com mistura láctea.

Nesse tipo de substituição os produtos passam por uma substituição de ingredientes. Nesse caso, há a junção da água, adição de açúcar e a substituição do leito por soro de leite, amido de milho e uma quantidade menor de leite.

O leite também pode ser confundido com bebida láctea UHT. Composto por soro de leite e gordura vegetal. A bebida láctea possui derivados por leite, mas não possui os nutrientes naturais do leite.

Estar atento aos rótulos é importante para que, caso haja substituição, seja consciente. Deve-se levar em conta, por exemplo, para que é destinado o alimento. Crianças que fazem uso de leite, não devem ter o alimento substituído pela bebida láctea.

Por fim, avalie as compras online. Itens como de higiene e de limpeza pode chegar a preços mais baixos pela internet. Alguns grandes magazines têm aberto seus processos de logísticas à pequenas empresas.

Participe de grupos de compartilhamento de promoções, e se possível faça compras no atacado. Realize compras apenas de sites confiáveis. Pesquise sempre e tenha certeza de que o pouco que se economiza, pode ser muito mais à frente.


Última atualização: 7 de outubro de 2022

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.