Consórcio pode ser a possibilidade de comprar um antigo sonho.

Que tal comprar seu carro com um consórcio?
Você conhece tudo que um consórcio pode comprar?

Já te ofereceram um consórcio? Ou, quem sabe, pensou: Vale a pena ter um consórcio? Essas e outras questões sempre rodeiam alguém que já esteve próximo à essa modalidade financeira..

Bens de altos valores podem ser programados, desde que não haja pressa, a partir de um consórcio. Dessa forma, casa, carro, moto são possíveis bens que podem ser adquiridos a partir de um contrato, seguro, de consórcio.

Entenda o que é o Consórcio

Conheça os elementos de um consórcio
Entenda tudo sobre consórcio

O telefone toca e tem uma televenda te oferecendo o produto. Propagandas nas redes sociais sobre compra de carro e casa. O gerente, ou aplicativo do seu banco, com propaganda sobre consórcio.

Atualmente, com a alta dos juros dos empréstimos e, principalmente, dos financiamentos trouxeram o consórcio com uma possibilidade maior, de adquirir um bem de alto valor.

Dessa forma, quem pensa em um consórcio busca o benefício de poder adquirir um bem ou algum serviço, de alto valor, ao menos para aquele momento, e não há disponibilidade financeira à vista.

Sendo assim, com o intuito de não pagar juros, apenas a taxa de administração da empresa, usam o consórcio como um financiamento possível e acessível ao bolso. Algumas pessoas também, utilizam o consórcio para um investimento financeiro.

Com isso, há uma diminuição da burocracia, visto que, inclusive negativados, em algumas instituições financeiras, aceitam o contrato sem garantias maiores da garantia do pagamento.

Entenda o funcionamento dessa modalidade de compra

Compra de carro, casa e serviços com consórcio
Conheça as possibilidades a partir do consórcio

Basicamente, funciona a partir da junção de um grupo de pessoas que são reunidas para realizar uma compra ou pagamento de um serviço em comum. Cada consorciado contribui com uma parcela mensal, cada cota com o mesmo valor.

Normalmente, o prazo e o valor dessas parcelas são determinados por contrato.

Essas parcelas pagas mensalmente, formam um fundo comum. Tal fundo permite o pagamento desse bem ou serviço.

Por sorteio, o contemplado recebe uma carta de crédito e pode adquirir o item desejado. Outra forma de ser contemplado é o lance. Ou seja, uma tentativa de antecipar a contemplação. Como um leilão, o maior lance vence.

Ao ser contemplado, a cota receberá o valor do bem, ou do serviço, contratado pelo grupo. Enquanto isso, os outros continuarão a pagar as cotas mensais até ser contemplado ou ter um lance aceito.

 Conheça diferentes modalidades de consórcio

  •  Imobiliário: todo bem imóvel pode ser contemplado nessa modalidade. Casa, Apartamento, imóvel comercial, terrenos e até mesmo para reforma de imóvel.
  • Automobilístico: para adquirir um carro novo ou usado (esse, precisa seguir alguns parâmetros de determinados consórcios) e moto, estão no desejo de consumo de muitos brasileiros, mas encontram impedimentos na compra a vista ou no prazo.
  • De serviços: festas de casamento, procedimentos estéticos, por exemplo, são serviços que atualmente tem oferecido possibilidade de consórcio.

Vale a pena fazer um consórcio?

Para saber se vale a pena é importante entender a sua realidade financeira e a necessidade do produto, ou bem, que você deseja. Vale lembrar que um consórcio é um financiamento coletivo. Logo, leve em conta possíveis sanções dessa coletividade.

O atraso de 3 parcelas, por exemplo, pode te excluir definitivamente do grupo. Isso, pode te levar a multas e aguardar o fim desse grupo, para resgatar seu dinheiro, salvo as taxas e sanções a qual foi submetido.

Por outro lado, você está praticamente isento de juros e IOF e ao final você ainda tem a possibilidade de escolha para o tipo de bem, e o estabelecimento em que você vai adquirir o bem.

Por fim, é importante levar em consideração o tempo para adquirir o bem. Logo, essa modalidade de compra tem um prazo maior. Como depende do sorteio, leve em consideração que você pode ser contemplado no início ou ao final do seu grupo.

Fique atento e só assine contratos de empresas confiáveis e com histórico de positivo em outros grupos de consórcio.


Última atualização: 27 de outubro de 2022

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.