Concentração nos estudos é a primeira disciplina que você deve ser craque!

Aprenda técnicas de concentração nos estudos e saia na frente de seus concorrentes
Quer aprender técnicas de concentração nos estudos? Acompanhe o artigo

Concentração nos estudos é ouro! Ou seja, quem tem já está com um bom caminho andado. Nada de ficar desconcentrado por uma borboleta que passou. Pare de se sabotar e bora garantir o sucesso.

Pessoas determinadas tem mais possibilidades de buscar seus objetivos com sucesso. Assim, concentração e foco são palavras importantes no vocabulário da pessoa que tem um objetivo claro.

Concentração nos estudos é um problema? Aprenda a fortalecer essa organização em você.

O tempo é precioso! E a tecnologia rouba nossa concentração.
Concentração e determinação: aprenda técnicas importantes

A concentração refere-se ao esforço mental que direcionamos para as atividades que estamos fazendo. Porém, nem sempre é fácil manter a mente concentrada, não é mesmo?

Diversos estímulos fazem com que o nosso foco seja desviado, desde os nossos próprios pensamentos até os aparelhos eletrônicos. Ou seja, qualquer coisa te faz tirar a sua concentração nos estudos? Isso é um problema, mas pode ser solucionado.

Com concentração, você consegue manter um nível alto de produtividade ao longo dos estudos, aproveitando melhor o seu tempo e aprendendo efetivamente. Além disso, é possível ser mais eficiente e reter melhor as informações. Se você estuda sem concentração, você não aprende e desperdiça o seu tempo.

Aprenda técnicas de concentração nos estudos:

1.     Técnica Pomodoro

Essa técnica é basicamente fazer ciclos de 25 minutos para estudar de forma ininterrupta e depois descansar por 15 minutos.Assim, esses tempos devem ser repetido várias vezes, sempre dando tempo para o cérebro descansar e assimilar os conteúdos que foram estudados.

2.     Método EPL2R

Essa sigla é uma referência a:

  • E: explorar;
  • P: perguntar;
  • L: ler;
  • 2R: rememorar e repassar.

Assim, o estudante deve explorar todo o conteúdo disponível para os estudos, como apostilas, videoaulas, podcasts etc. Em seguida, faça perguntas sobre o tema.

E assim, você deve fazer a leitura dos materiais, em busca de respostas para as perguntas que elaborou. Em seguida, os questionamentos e as respostas devem ser rememorados e repassados, para fixar o aprendizado.

3.     Mapas mentais

Para os que tem raciocínio visual, essa técnica é perfeita. Assim, basta desenhar um mapa ou esquema com as principais ideias do conteúdo. Depois disso, você pode consultar o mapa para relembrar os temas e subtemas que está estudando.

4.     Testes práticos

Praticar exercícios. Esse método propõe que a concentração nos estudos é ampliada a partir de testes. Logo, busque por provas de anos anteriores ou simulados na internet. Assim, você consegue conhecer melhor a prova e conquistar melhores resultados.

5.     Estudo intercalado

O objetivo aqui é não cansar o cérebro ao focar em apenas uma disciplina. De tal modo, você pode escolher cada dia da semana para estudar uma matéria. Assim, divida a sua semana a partir do conteúdo que você tem.

6.     Prática distribuída é perfeita para concentração nos estudos

Já aqui, você vai distribuir o conteúdo ao longo do dia e vai alternando o material que você tem pra estudar.  Dessa forma, divida em conteúdo, por exemplo, logo, você terá muitos materiais revisados.

Concentração nos estudos pode ter ajuda de ferramentas: confira quais podem te ajudar

Conheça ferramentas que te ajudam na concentração
Conheça boas ferramentas para sua concentração nos estudos
  • Asana: indicada para criar calendários de estudos;
  • Trello: permite criar cards para organizar os estudos;
  • Google Drive: ideal para armazenar textos e outros materiais de estudos na nuvem;
  • Miro: criar mapas mentais online.

Agora que você tem ferramentas e técnicas infalíveis, mãos à obra e comece o seu cronograma de estudos.


Última atualização: 22 de fevereiro de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.