Anúncios
Em agosto, os beneficiários do Auxílio Brasil receberam o novo valor de 600 reais. Além disso, famílias que estavam na fila de espera do programa estão inseridas nessa nova fase. Agora, quase 21 milhões de famílias receberão o valor até dezembro deste ano.
Houve, também, a antecipação do calendário. Mas, a princípio, o calendário de setembro a dezembro permanece o mesmo. Para saber o dia da liberação de seu benefício, consulte o número final do seu NIS.
Anúncios
Auxílio Brasil foi aprovado pela “PEC Kamikase”
Ainda que, com a proibição de aumento de benefícios sociais em ano eleitoral, o governo conseguiu aumentar a despesas, além do teto de gastos. A conhecida PEC Kamikase criou um estado de emergência.
O valor do auxílio Brasil, tem um aumento de 200 reais entre os meses de agosto a dezembro. Logo, as pessoas aptas e os novos beneficiários contarão com 600 reais por cinco meses. A partir de janeiro os valores, a princípio, retornam aos 400 reais.
Anúncios
Em campanha eleitoral, alguns candidatos à presidência da república, estão propondo a permanência dos 600 reais para o Auxílio Brasil.
Quem recebe o Auxílio Brasil?
Criado para substituir o Bolsa Família. É um programa de transferência de renda coordenado pelo Ministério da Cidadania. A Caixa Econômica Federal é o banco em que as famílias em estado de extrema pobreza, recebem o benefício.
Para serem beneficiárias, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico, serem classificadas em situação de vulnerabilidade social e estar enquadrados nas seguintes condições:
- Situação de extrema pobreza;
- Em situação de pobreza;
- Em regra de emancipação;
- Famílias que tenham gestantes,
- Mães que amamentam;
- Pessoas de 0 a 21 anos incompletos (crianças, adolescentes e jovens adultos).
Outros benefícios liberados em agosto
O mês de agosto está recheado de benefícios a serem pagos pelo Governo Federal.
Do mesmo modo, o transporte autônomo de cargas também foi beneficiado, com o Benefício Emergencial, até agosto de 2022. Para ter direito ao Auxílio Caminhoneiro o motorista precisa:
- Estar com o CPF válido;
- Cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) até 31 de maio de 2022, na situação de Ativo”, entre outras exigências.
Ainda em agosto, outra classe trabalhadora que, a princípio, terá direito ao benefício será a dos taxistas. Os profissionais, dessa forma, que estiverem elegíveis, receberão, ainda em agosto, duas parcelas de mil reais. Diferente dos caminhoneiros, ainda não se tem uma data e um valor para o recebimento do próximo mês.
Da mesma forma, têm direito ao benefício os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará em vigor no dia 31 de maio de 2022;
- Devem ter sidos inscritos pelo município;
- Confirmar elegibilidade no DataPrev.
Já o Auxílio Gás dos meses de agosto, outubro e dezembro será o equivalente à 100% do valor da botija de gás de 13kg. O pagamento, que é bimestral, a partir de janeiro retorna aos 50% pagos (em relação à botija de 13 kg) como anteriormente. Tem direito:
- Famílias inscritas no CadÚnico;
- Famílias que, alguém entre os membros, recebem Benefício de Prestação Continuada da assistência social, o BPC;
- Mulheres vítimas de violência tem preferência;
Por fim, para saber se você tem direito a algum benefício, consulte o CRAS de sua cidade. Realize a inscrição no CadÚnico e confira a renda básica exigida para cada benefício.