Carregando a recomendação ideal para você!

Aplicativos de FGTS: tudo o que você precisa saber

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores que consiste em um depósito mensal feito pelo empregador em uma conta vinculada ao contrato de trabalho. 

O empregado corresponde a 8% do salário e pode sacá-lo em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, entre outras.

Para facilitar o acesso às informações e aos serviços relacionados ao FGTS, existem alguns aplicativos que podem ser baixados gratuitamente nos smartphones. 

Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar os principais aplicativos de FGTS e explicar como eles funcionam e quais as vantagens de usá-los.

Aplicativos de FGTS

O aplicativo oficial do FGTS é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e permite consultar o saldo e o extrato das contas do FGTS, tanto as ativas quanto as inativas. Além disso, o aplicativo também permite solicitar o saque do FGTS, seja ele emergencial, imediato ou aniversário, e acompanhar o andamento do pedido.

Para usar o aplicativo FGTS, é preciso fazer um cadastro com o número do CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Portanto, depois, é necessário criar uma senha de acesso e informar o número do NIS (PIS/PASEP) ou do CTPS (Carteira de Trabalho). O aplicativo FGTS está disponível para os sistemas Android e iOS.

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital é uma versão eletrônica da carteira de trabalho física, que reúne as informações sobre a vida profissional do trabalhador. Por isso, o aplicativo também permite consultar o saldo e o extrato do FGTS, além de emitir a chave de identificação para saque do benefício.

Para usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, você precisa ter uma conta no portal gov.br. Você pode criá-la com o número do CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Por isso, o aplicativo Carteira de Trabalho Digital está disponível para os sistemas Android e iOS.

Aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS é um canal de atendimento online da Previdência Social. Permite acessar diversos serviços e informações sobre a aposentadoria e outros benefícios. O aplicativo também permite consultar o saldo e o extrato do FGTS, além de solicitar o saque em caso de aposentadoria.

Para usar o aplicativo Meu INSS, você precisa criar uma conta no portal Gov.br com o número do CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Com isso, o aplicativo Meu INSS está disponível para os sistemas Android e iOS.

Pontos a serem considerados sobre aplicativos de FGTS

Os aplicativos de FGTS são ferramentas úteis para os trabalhadores que querem acompanhar a situação das suas contas do fundo e solicitar o saque quando necessário. 

Além disso, eles são gratuitos, seguros e fáceis de usar, bastando ter um smartphone com acesso à internet. 

Portanto, com eles, é possível consultar o saldo e o extrato do FGTS, solicitar o saque emergencial, imediato ou aniversário, emitir a chave de identificação para saque e acompanhar o andamento do pedido. 

Sendo assim, os aplicativos também permitem acessar outros serviços e informações sobre a carteira de trabalho e a previdência social.


Última atualização: 31 de agosto de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.